As melhores dicas para que a roupa dure mais tempo

Não há pior sensação do que tirar uma peça de roupa da máquina e perceber que ela encolheu, ficou descolorada ou desbotada. 

O vestuário não só é caro de substituir, como deitá-lo fora também tem um custo ambiental. Globalmente a indústria da moda é responsável por 10% de todas as emissões de gases com efeito de estufa. Por isso, é importante que cuidemos das roupas para assegurar que elas duram o máximo de tempo possível. 

Aqui, reunimos as nossas melhores dicas para o ajudar a manter a sua roupa com o melhor aspeto possível. 

As melhores dicas para que a roupa dure mais tempo: 

  1. Qualidade em vez de quantidade 

Sempre que possível, opte por menos peças mas com mais qualidade em vez de várias peças a um preço mais baixo. As peças mais baratas tendem a ser feitas de tecidos sintéticos, tais como poliéster ou nylon, que se desgastam muito mais rapidamente do que tecidos naturais como o algodão ou o linho. Têm também um impacto negativo no ambiente porque são um tipo de plástico. 

  1. Não encher demasiado a máquina de lavar roupa 

Encher demasiado uma máquina de lavar não só significa que as roupas não ficam lavadas corretamente, como também se esfregam mais umas nas outras. Este aumento de fricção pode causar danos e desbotar as peças. A sua roupa provavelmente também acabará numa bola apertada, a qual pode ser difícil de desatar, e isso coloca mais pressão sobre o tecido. 

  1. Reduzir a quantidade de detergente 

A utilização de grandes quantidades de detergente pode aumentar a fragilidade de alguns tecidos, como a Lycra, e pode fazer com que fiquem rígidos ou quebradiços. Este é especialmente o caso de peças como roupa de ginásio e calças de ganga elásticas ou leggings. O amaciador é “agradável de se ter” e não uma necessidade, por isso tente não o usar em peças frágeis e usando-o apenas em pequenas quantidades para tecidos mais duros como o algodão. 

  1. Lavar a roupa escura do avesso 

Para evitar o desvanecimento da roupa escura, lave sempre do avesso. Isto também funciona para T-shirts com estampados para evitar que este se parte ou desvaneça. Se secar as roupas num estendal ao ar livre, mantenha as peças do acesso para evitar que o sol cause manchas de descoloração. 

  1. Dobrar em vez de pendurar 

Pendurar artigos pesados como camisolas de lã pode fazer com que o tecido estique e fique deformado. Dobrar os artigos ao longo das costuras evitará este cenário e ajudará a minimizar o vinco. 

  1. Não lavar a ganga desnecessariamente 

A ganga não precisa de ser lavada de cada vez que é usada. O excesso de lavagem irá comprometer o tecido e, com o passar do tempo, as calças de ganga vão desgastar-se. Para refrescar as peças de roupa entre lavagens, tente pendurá-las na casa de banho enquanto toma banho – o vapor dar-lhes-á um novo sopro de vida. Também pode colocar calças de ganga num saco de plástico no congelador para matar quaisquer bactérias. 

  1. Evitar a máquina de secar 

Uma máquina de secar roupa tem certamente o seu lugar em casa. Por exemplo, secar as suas toalhas na máquina de secar roupa é uma ótima maneira de as manter macias e fofas. No entanto, também pode quebrar as fibras de roupa e fazê-las encolher. Quando puder, não se esqueça de usar um estendal para secar a sua roupa. Isto também vai poupar eletricidade, o que vai fazer com que reduza as suas contas domésticas, e ainda vai beneficiar o ambiente. 

  1. Não abandonar os sapatos num monte 

É muito tentador voltar para casa depois de um longo dia na escola ou no trabalho e largar os sapatos num monte junto à porta de onde os tirou. No entanto, isto pode danificar os seus sapatos, fazendo-os enrugar ou ficarem esmagados, fazendo-os envelhecer mais depressa do que o normal. Em vez disso, mantenha os seus sapatos arrumados numa prateleira de sapatos ou com uns protetores de sapatos, evitando a tentação de os empilhar uns em cima dos outros. 

Para mais dicas sobre como reduzir o impacto ambiental dos seus bens, leia as nossas dicas para prevenir a perda de artigos. 

Share This Post

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

More To Explore

Estilos de parentalidade
Uncategorized

Estilos de Parentalidade na Europa

Sabemos que todas as famílias têm abordagens diferentes à parentalidade. No entanto, na My Nametags queríamos investigar de que forma os estilos de parentalidade variam