Dicas para ajudar o seu filho a parar de perder coisas

Não há nada mais frustrante do que perder um bem precioso. Para além de ser perturbador, também se perde tempo, dinheiro e tem um impacto negativo sobre o ambiente. 

Apesar disso, a nossa investigação mostra que as famílias portuguesas estão a perder mais itens do que nunca. De facto, cada criança perde em média 10 artigos todos os anos. Isto equivale a um total de 14 milhões de artigos perdidos anualmente por crianças em Portugal. 

Existem muitos truques simples que podem ajudar os seus filhos a manterem-se a par dos seus bens preciosos. Aqui, deixamos as nossas melhores dicas para ajudar a sua família a deixar de perder coisas. 

As melhores dicas para deixar de perder coisas: 

  1. Criar compartimentos específicos nas mochilas dos seus filhos 

A repetição é incrivelmente eficaz para ajudar as crianças a aprender. Assim, encorajar o seu filho a arrumar tudo no mesmo sítio e na mesma ordem todos os dias, reforçará rapidamente a importância de se lembrar dos seus pertences. Esta atividade tornar-se-á em breve uma parte da sua rotina, o que significa que é muito menos provável que se esqueçam das coisas. 

  1. Usar etiquetas com o nome 

Etiquetar os seus pertences torna muito mais fácil o processo de outras pessoas o devolverem. Isto é especialmente importante para os bens que são regularmente retirados de casa. Recomendamos que inclua tanto um nome como um número de telefone na etiqueta, para que as pessoas o possam contactar caso encontrem o seu artigo perdido. As nossas etiquetas adesivas podem ser aplicadas em segundos e foram concebidas para resistir aos rigores da vida escolar diária, ajudando a garantir que a sua família se reúna com quaisquer artigos que se percam temporariamente. 

  1. Manter-se organizado 

É muito mais fácil colocar coisas fora do sítio se estiver rodeado de desordem. Tal como os compartimentos na mala do seu filho, tente estabelecer locais claros em casa para todos os seus artigos e encoraje toda a família a colocar as coisas no seu local designado, quando não estão a ser usadas. Se o espaço estiver arrumado e tudo estiver no devido lugar, será muito mais fácil localizar os objetos se estes se perderem. 

  1. Manter pequenos objetos num bolso ou numa bolsa com fecho 

Os artigos pequenos são os mais fáceis de perder, pois podem escorregar de sacos e bolsos sem serem notados. Manter todos os seus pequenos itens, tais como brinquedos ou dinheiro num bolso ou numa bolsa designada com um fecho de correr, irá garantir a sua segurança enquanto o seu filho está fora de casa. 

  1. Verificar duas vezes 

Antes de sair de casa, da escola ou da creche, incuta no seu filho o hábito de verificar se ele tem tudo, é mais fácil encontrar artigos perdidos quando desaparecem pela primeira vez do que depois. Fazer com que o seu filho pratique isto desde tenra idade vai ajudá-lo a formar o hábito, evitando a dor no coração pelos artigos perdidos durante toda a vida. 

  1. Anexar um localizador inteligente 

Os localizadores inteligentes são pequenos dispositivos Bluetooth que se ligam aos seus pertences e são uma ótima opção para manter registo dos bens mais valiosos da sua família. Os localizadores inteligentes utilizam a tecnologia para localizar o seu artigo onde quer que vá, ajudando-o a localizá-lo caso se perca. Além disso, têm pequenos altifalantes para o alertar com som se o seu artigo estiver muito próximo. 

  1. Comprar menos

Quantos menos itens tiver, mais fácil é perder a noção. Ter duplicados desnecessários de certos brinquedos e roupas também tem um impacto negativo sobre o ambiente. Em vez disso, procure comprar menos mas artigos de boa qualidade que durem mais tempo e que sejam mais fáceis localizar. Evitar ter demasiadas “coisas” também ajudará o seu filho a aprender o valor dos seus pertences, tornando-o mais propenso a cuidar bem deles. 

  1. Não desistir 

Quando os artigos se perdem, vale sempre a pena dar uma vista de olhos antes de os substituir. Encorajar o seu filho a participar na busca ajudará a ensiná-lo sobre a importância de cuidar das suas coisas. Além disso, se tiver sucesso, poupará tempo, dinheiro e melhorará a sua pegada de carbono

Para mais dicas sobre como reduzir o impacto ambiental dos seus pertences, leia as nossas melhores dicas para fazer com que a sua roupa dure mais tempo. 

Share This Post

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

More To Explore

Estilos de parentalidade
Uncategorized

Estilos de Parentalidade na Europa

Sabemos que todas as famílias têm abordagens diferentes à parentalidade. No entanto, na My Nametags queríamos investigar de que forma os estilos de parentalidade variam