5 Dicas Para Mudar de Casa de Forma Organizada

Guest post por Marco Rola

Poucos eventos na nossa vida possuem o potencial de nos deixarem à beira de um ataque de nervos. A mudança para uma nova casa é seguramente um desses.

Por um lado, deve ser um momento de imensurável alegria, repleta de emoções fortes. Por outro, deve ser encarada com um sentido de organização apropriado de forma a tornar o processo o mais suave possível.

Partilhamos consigo algumas das nossas principais sugestões para efetuar uma mudança de forma organizada para que, num abrir e fechar de olhos, esteja a desfrutar da sua nova casa.

Prioridades ao Empacotar

Por onde começar? Assumindo que o processo se desenrola ao longo de largos dias ou semanas, o ideal é optar por arrumar os artigos que menos utiliza primeiro.

Aquela roupa fora de estação, as dezenas de tupperwares ou artigos que tem arrumados na arrecadação dão excelentes candidatos para a linha da frente.

Comece por identificar tudo aquilo que não lhe fará falta durante os próximos dias ou semanas e empacote-os atempadamente.

A Identificação Importa

Desde que somos pequenos sabemos o quão importante é identificar as nossas coisas – lembra-se de todo o material escolar e roupa que perdeu enquanto crianca?! O mesmo tem tendência a acontecer quando tem imesas coisas para organizar na sua mudança. Mesmo que tenha uma memória fotográfica, uma pilha de caixotes e sacos não lhe vão dizer onde está determinado artigo.

O ideal é garantir que tudo está identificado com uma etiqueta para poder poupar tempo e energia ao instalar-se numa nova casa. Não há nada de agradável em enfrentar várias caixas em busca de determinado artigo que teima em não aparecer.

Um Destino Aos Artigos Que Já Não Quer

Se tiver tempo em abundância, o ideal é identificar todos os artigos que não terão lugar na nova casa antes de proceder à mudança final.

Entre anúncios online, preços simbólicos e especialmente donativos a associações, seguramente encontrará um destino digno aos objetos que lhe serviram até aqui.

Se há algo que a economia circular nos ensina é que muito daquilo que não queremos serve a alguém. Assim, estará a aligeirar a sua mudança enquanto ajuda alguém a ter um dia melhor.

Pedir Uma Mão

Na realidade, bem mais que uma. Os verdadeiros amigos e a família próxima estarão seguramente felizes por si. Não tem necessariamente de pedir à avó para ajudar a carregar o sofá, mas caso tenha filhos ou animais de estimação, ter alguém de confiança que olhe por eles já ajuda imenso.

Não negue esse auxílio vital se alguém se propuser a ajudar a empacotar ou transportar os seus artigos. Pode sempre compensá-los com uma receita fantástica num generoso jantar para a estreia da nova casa!

A Gestão Burocrática

Atempadamente, liste todas as entidades comerciais, financeiras e do estado que enviam documentação pelo correio.

Podemos estar a falar do seu banco, seguradora, empresas de fornecimento de eletricidade, água ou gás, bem como da autoridade tributária. O processo de transição tende a ser mais moroso em alguns destes, pelo que a melhor abordagem é planear com a devida antecedência.

Com algumas destas sugestões, o processo de mudança poderá ser mais suave do que antecipa. Ainda que os imponderáveis surjam e por natureza este seja um momento repleto de caos, um planeamento atempado é o ponto fulcral para levar tudo a bom porto. Se tudo falhar e a organização não seja o seu forte, nada como confiar o processo a um serviço profissional de mudanças. É certo que continuará a ter de participar do processo, mas beneficiará de toda uma dinâmica

Share This Post

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

More To Explore

Estilos de parentalidade
Uncategorized

Estilos de Parentalidade na Europa

Sabemos que todas as famílias têm abordagens diferentes à parentalidade. No entanto, na My Nametags queríamos investigar de que forma os estilos de parentalidade variam