Como ensinar às crianças um novo hobby ou desporto

This image has an empty alt attribute; its file name is atMbnyZ6zbUktcn8o4pTR3jz-PuOBcDHCGUNXg8SU9aw_hVgIOEaTCur4wljVBPhmzoS4YnXmVqP99VwlV0ghp_Wm8FXTH67Z_pgCdE6jSQY2U5-A8ZBufO6nFOyDIbcR5I30bn5
Photo by Markus Spiske on Unsplash

Guest post por Jordan Fuller

Os seus filhos querem aprender algo novo! Descobrir o papel que tem na aprendizagem das crianças de um novo hobby ou desporto pode ser complicado.

A maioria das crianças aprenderá melhor com um treinador especializado no desporto ou hobby escolhido. Mas algumas crianças (especialmente as mais tímidas) podem querer aprender os básicos em casa antes de serem colocadas numa situação de aprendizagem em grupo. Ou talvez escolham artes manuais, o que significa que provavelmente irão aprender em casa.

Seja qual for a atividade escolhida pelos seus filhos, o seu papel é importante. Eles valorizam a sua opinião, as suas sugestões e os seus elogios, por isso como decide participar no processo pode incentivar ou desencorajar os seus filhos.

Fica aqui o nosso conselho!

Pergunte-lhes a sua opinião

Só porque foi um super jogador de basquete na sua juventude, isso não significa que os seus filhos terão a mesma habilidade ou paixão.

O primeiro passo deve ser descobrir o que eles querem fazer! Talvez tenham um amigo que joga tênis e queiram experimentar também. Ou talvez adorem chutar a bola de futebol no quintal. Pode até ser que sejam um pouco tímidos e por isso prefiram um desporto individual como correr.

É essencial garantir que não os empurra acidentalmente para um desporto que você adora ou costumava adorar enquando criança mas que eles não tenham grande interesse. Peça a opinião deles e descubra o que realmente gostariam de fazer. Ficarão muito mais felizes por isso!

Faça com eles

Depois dos seus filhos decidirem que desporto ou hobby querem praticar, a melhor maneira de mostrar o seu apoio é praticar com ele! Obviamente, não queremos dizer literalmente juntar-se a eles em campo ou participar nos seus treinos de equipa.

Uma grande parte de mostrar o seu apoio é praticar com os seus filhos em casa. Peça-lhes que mostrem o que aprenderam, joguem com eles um pouco ou trabalhem em algo específico juntos. Lembre-se de primeiro verificar se os seus filhos querem fazer iss, não faça com que elee se sintam obrigados.

Aqui estão duas maneiras de participar na aprendizagem desportiva dos seus filhos.

Partilhe a sua paixão

Se os seus filhos escolhem um desporto que já adora ou que praticou enquando criança, partilhe o seu entusiasmo com eles!

É provável que eles se sintam ainda mais empolgados quando souberem que você também está entusiasmado. Isto pode ser um excelente momento para pais e filhos se unirem por um interesse mútuo.

Se tem um taco, uma luva, uma bola de basquete ou qualquer outro equipamento que ainda tenha desse tempo, passe para eles. Conte-lhes sobre os seus jogadores favoritos e pergunte sobre os deles. Assistam ao desporto na televisão juntos! Partilhar a emoção de um desporto é uma ótima maneira de manter os seus filhos interessados e garantir que continuem a divertir-se.

Lidere por exemplo

A maioria das crianças aprende ao fazer, não quando lhes dizem o que fazer. Pode envolver-se (em casa, não durante um treino de equipa) ao ajudar os seus filhos a praticar.

Se estão com dificuldade com algo específico, ponha de parte uma hora ou duas para lhes ajudar. Explique como, mas mostre-lhes também os movimentos. Faça com que copiem os seus movimentos e corrija-os gentilmente onde precisarem de ajuda.

Se os seus filhos praticarem um desporto com o qual você não está totalmente familiarizado, o YouTube é seu amigo! Pode assistir a alguns vídeos online e aprender a fazer o que estão a praticar. A partir daí, é mais fácil mostrar e trabalhar juntos.

Tenha um sistema de recompensas

Não é segredo nenhum que as crianças (ok, os humanos…) são motivadas pela ideia de uma recompensa. Quando se trata de desporto, muitas vezes a recompensa é ganhar um jogo ou marcar pontos. Ou , no caso de hobbies, a recompensa é o resultado, que pode ser uma coisa física ou aprender uma habilidade.

Pode aumentar ainda mais o entusiasmo por esta nova atividade ao adicionar o seu próprio sistema de recompensas. No entanto, certifique-se de que está a fazer isto para aumentar a emoção que os seus filhos já tem poelo seu desporto ou hobby, não para tentar criar entusiasmo onde não há. Se for esse o caso, os seus filhos precisam de estar a fazer outra coisa!

Por exemplo, pode configurar o seu próprio sistema de pontos onde dá pontos cada vez que os seus filhos marcam um golo/pontos, faz uma excelente recepção ou lançamento, ou mostra grande espírito desportivo.

Defina recompensas para diferentes metas, como atingir uma certa quantidade de pontos, e os seus filhos teram um incentivo extra para se esforçar ainda mais no desporto ou hobby que adoram!

Entusiasme-se

Vá aos jogos! Leve-os aos treinos. Pergunte como correu, do que estão a gostar. Entusiasme-se com o desporto escolhido pelos seus filhos. Se se sentirem apoiados, irão gostar muito mais.

Mas lembre-se, isto é sobre eles, não sobre você. Os seus filhos podem ser super talentosos com um taco na mão, mas se não quiserem estar lá, é o seu trabalho garantir que nunca se sintam forçados a isso.

Por isso, entusiasme-se com o que eles gostarem de fazer e mostre-lhes o seu apoio através dos aplausos, perguntas e elogios. Mas não fique tão excessivamente empolgado que eles sintam que não têm outra escolha a não ser continuar para que você fique feliz!

Conclusão

Lembre-se, mesmo que os seus filhos aprendam desporto com um treinador ou façam parte de uma equipa, isso não significa que deve ficar de fora.

Participar no processo de aprendizagem dos seus filhos de um novo hobby ou desporto pode ser extremamente gratificante, e é também uma oportunidade maravilhosa para pais e filhos conectarem sobre algo divertido e interessante.

Acima de tudo, é importante lembrar-se que é sobre as crianças. Embora apoio e entusiasmo seja extremamente importante, não há nada mais desconfortável (para espectadores e crianças) do que um pai excessivamente “treinador” a gritar com os seus filhos do lado de fora!

Dê-lhes espaço para fazer as suas coisas, seja no campo desportivo ou num hobby dentro de casa. E, se eles forem super talentosos ou apenas assim-assim, permita que se divirtam, aprendam e cresçam com a experiência.

Sobre o autor
Jordan Fuller joga golfe há décadas e partilha a sua paixão pelo jogo ao apoiar e ensinar jovens golfistas. Quando não está no campo, pode ser encontrado a pesquisar ou a escrever para o seu site, Golf Influence.

Share This Post

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

More To Explore

Estilos de parentalidade
Uncategorized

Estilos de Parentalidade na Europa

Sabemos que todas as famílias têm abordagens diferentes à parentalidade. No entanto, na My Nametags queríamos investigar de que forma os estilos de parentalidade variam