4 ideias para inspirar os seus filhos a ler na era digital

Guest post por Tracie Johnson

Se está preocupado que os seus filhos prefiram jogar video jogos ou navegar nas redes sociais do que pegar num livro, é hora de agir. Afinal, a leitura traz muitos benefícios, incluindo aumentar a imaginação, melhorar a concentração e exercitar o cérebro, entre outros. Aqui estão algumas maneiras de encorajar os seus filhos a lerem na era digital.

1. Ler pode ser divertido

Embora fazer com que as crianças entendam que a leitura pode ser divertida nem sempre seja fácil, pode ser feito. Por exemplo, pode usar fantoches coloridos para inspirar brincadeiras e engajamento. Outra ideia é fazer com que as crianças desenhem com lápis de cera, tinta ou lápis de cor sobre as histórias que lêem e exponho-las na parede para que todos os possam admirar. Pode também, comprar ou fazer um disfarce de personagens de livros favoritos para os seus filhos usarem no Halloween ou Carnaval.

Outra alternativa, poderá ser fazer uma festa dedicada a um livro que eles adorem, convide os amigos deles e peça que venham todos vestidos como as personagens desse livro. Crie um espaço de leitura, especialmente para crianças mais novas. Pode decorá-lo com personagens dos livros favoritos, tintas coloridas, móveis extravagantes e muito mais. Por outro lado, pode ser mais simples, tenha apenas uma cadeira de leitura confortável no quarto do seu filho ou noutro lugar designado.

2. Encontre livros emocionantes

Pode encontrar muitos livros infantis interessantes em bibliotecas, livrarias ou online. Por exemplo, existem livros sobre anatomia para crianças. As crianças podem aprender sobre o corpo humano, ciência e muito mais. Desenvolver um amor pela anatomia desde cedo pode até inspirar os jovens a sonhar em se tornarem médicos, enfermeiros ou qualquer outra coisa. Dragões, unicórnios, heróis da vida real como bombeiros, fadas e muito mais também dão assas a imaginação. 

Claro, quase nada pode ser mais satisfatório do que dar uma boa risada às custas de um personagem. Certifique-se de que presta atenção ao livros que os seus filhos gostam para que possa escolher esses tipos de livros da próxima vez. Pode descobrir imensas leituras econômicas ou gratuitas ao pesquisar online, em lojas de segunda mão ou em vários outros lugares, basta procurar!

3. Leia um livro por dia

Comprometer-se a ler um livro por dia pode ajudar a tornar os livros mais memoráveis ​​na infância dos seus filhos. Se os seu filhos não tiverem vontade de ler durante o dia, tente ler um livro em voz alta antes de dormir. Ler em voz alta para as crianças promove o desenvolvimento saudável do cérebro, estimula conexões emocionais mais fortes, motiva o amor pela leitura, melhora as habilidades de escuta e linguagem e cria laços mais fortes entre pais e filhos. Você e os seus filhos podem até sentir conforto ​​ao fazer uma atividade familiar todos os dias. Ao concentrar-se numa ótima história pode até ajudá-lo a esquecer os seus problemas por algum tempo.

4. Torne os livros acessíveis

Se os seus filhos não tiverem livros à sua volta, torna-se ainda mais difícil encontrar um que quer ler. Pode facilitar ao ter uma estante de livros em sua casa com livros interessantes e que acha que eles vão gostar. As estantes infantis podem ser extremamente esteticamente agradáveis ​​e vêm em cores, desenhos e formas variadas.

Além disso, pode ter sempre um livro na mesa de cabeceira para o lembar de ler antes de dormir. Pode até ser que os seus filhos comecem a abrir os livros de manhã para ler antes do pequeno almoço. Outra opção é dar às crianças um computador portátil ou tablet para fazerem download de livros digitais. A Amazon, por exemplo têm apps disponíveis para leitura em trânsito ou até mesmo em casa. Estes apps tornam a leitura mais acessível do que nunca. 

Embora o uso da tecnologia possa ser muito divertido, esta não é a atividade mais saudável para as crianças. Em vez disso, é importante ensinar aos jovens o valor de fazer atividades significativas que agreguem valor à vida de uma pessoa. De fato, as crianças que lêem podem ser mais felizes e saudáveis ​​agora e no futuro, do que aquelas que não lêem.

Share This Post

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

More To Explore

Estilos de parentalidade
Uncategorized

Estilos de Parentalidade na Europa

Sabemos que todas as famílias têm abordagens diferentes à parentalidade. No entanto, na My Nametags queríamos investigar de que forma os estilos de parentalidade variam